INFORMATIVO



A importância das redes sociais

A comunicação sempre esteve presente na vida do homem, mas foi evoluindo com o tempo e em cada época uma ferramenta diferente era utilizada, facilitando ainda mais esse processo. Antigamente as cartas eram enviadas por pombo-correio ou carteiros e demoravam vários dias para chegar ao destinatário. Com a chegada dotelefone o processo foi acelerado, mas nem todos podiam utilizar, pois os preços de uma ligação eram altos, principalmente se o local era distante, como outro Estado ou país.

Atualmente o telefone passou a ser algo mais acessível para as pessoas, mas a internet revolucionou esse processo de comunicação fazendo com que as pessoas fiquem conectadas umas com as outras a milhões de quilômetros de distância.
As redes sociais como Orkut, Facebook e twitter permitem que as pessoas façam contato com outras do outro lado do mundo, fazendo com que haja uma interação e também aprendizado.
Rede Social

É possível arrumar um emprego ou matar a saudade de alguém que está morando ou passeando em outro país sem ter que pagar muito caro por isso. As redes sociais aumentam o círculo de amizade de um indivíduo, pois através dela é possível formar uma rede com seus amigos e com os amigos de seus amigos. Além disso, através das redes sociais é possível conhecer outras culturas e aprender a conviver com as diferenças.

As redes sociais podem operar em níveis diferentes, pois existem as redes de relacionamento e também as redes profissionais, por exemplo. O que elas têm em comum é o compartilhamento de informações, conhecimentos e interesses em comum.
Os benefícios que trazem para a sociedade fazem com que o número de pessoas adeptas cresça vertiginosamente. Como exemplo, temos o Facebook no Brasil, que em 2010 teve um aumento de 258%, ultrapassando o Orkut que já é uma rede social consagrada no país e que agora começa a perder espaço. Mesmo que mudem os formatos ou o site as redes sociais continuarão existindo por mais um tempo, trazendo comodidade e agilidade para as pessoas.



       Redes sociais. Modelo informativo para o noticiário local?

Segundo o jornalista e professor Carlos Castilho, em artigo para o Observatório da Imprensa, uma pesquisa realizada pelos institutos Monitor e Pew Internet, e divulgada esta semana, descobriu que as redes sociais (no caso lá, principalmente o Facebook) são responsáveis por 32% da informação local consumida pelos norteamericanos. Blogs vieram em 2º lugar, com 19%, mensagens por celular responderam por 12% e o Twitter por 7%. Sobrou 30% para os veículos da mídia tradicional.
A conclusão parece óbvia: o público está substituindo um modelo informativo por outro. Ou, talvez, e aí é apenas a opinião do pessoal aqui do laboratório, o público está adotando um modelo que de fato informa e abandonando um que deixou de cumprir esse papel há tempos.
Basta ver os jornais de ontem, domingo de carnaval. Tem algo mais carente de informação real do que essas resmas de papel impresso e colorido que chega às nossas casas? Um dos nossos laboratoristas guarda há alguns anos um exemplar de “jornal de domingo de carnaval” e diverte-se agora com um joguinho: ele cobre a data  dos exemplares e desafia quem é capaz de dizer qual o exemplar deste ano e qual os dos anos anteriores. Poucos conseguem (e, mesmo assim, pode ser pura sorte).
No noticiário local, essa imobilidade é dramática. Aqui, a mídia tradicional encontra-se em uma encruzilhada. Ela não consegue dar conta da demanda cada vez maior por uma informação próxima e quente. Precisa rever seus modelos, portanto.








Vírus Worm no Facebook Brasil, atenção e cuidado nos cliques






O vírus que foi criado especialmente para atacar as redes sociais, tem como mecanismo de passagem um falso link para download, ou seja após o click no link o vírus se espalha para os outros contatos pelo próprio Facebook através do chat da rede social ou até mesmo por outros mecanismo de relacionamentos instalados no computador infectado, por exemplo MSN e Gtalk.
O objetivo maior desses vírus é roubar as credenciais de acesso dos usuários, e que ainda segundo o laboratório Kaspersky são os meios mais produtivos de invasão. Mas logo após o comunicado ao Facebook a própria Kaspersky disse que poucos usuários brasileiros e portugueses foram infectados com o vírus, pois a notificação sobre o vírus foi enviada a tempo e assim que o Facebook foi informado bloqueou imediatamente o link.




T-Rex / Carro e Moto de 3 Rodas

Este veiculo considerado carro e mota ao mesmo tempo têm 1200cc, 4 cilindros no motor, vai dos 0-97 km/h em apenas 4.1 segundos e chega atingir velocidades de 225 km/h. Pela sua estrutura parece-me bastante aerodinâmica. Este modelo T-Rex usa 3 rodas para se mover e está disponível em 5 cores, vermelho, amarelo, verde, preto e branco, com o seu custo a rondar os 43000 dólares.
Para protecção do condutor este carro e moto de 3 rodas usa uma estrutura de fibra de vidro para máxima protecção em caso de acidente, têm 3 paredes protectoras laterais, 3 pontos de segurança no cinto de segurança, luzes de segurança, travão de mão (isto é que importa!) e ainda 6 mudanças sequenciais. 



SACOLAS PLÁSTICAS X MEIO AMBIENTE

A maioria das invenções estão diretamente relacionadas com nosso conforto e praticidade, porém muitas delas são colocadas no mercado sem nenhuma pesquisa mais profunda de seu impacto, principalmente ambiental.A regra é o lucro imediato. Este é o caso das sacolas plásticas ou “saquinhos de supermercado”. Que nos últimos tempos ela virou uma “praga” ninguém pode negar. Uma praga digo no sentido de que qualquer coisa que compramos, até mesmo uma cartela com 4 comprimidos, é embalada nela.
Origem
Sua invenção data de 1862 e foi uma revolução para o comércio por sua praticidade e por ser barata. Apesar de antiga a invenção veio explodir no Brasil a partir da década de 80, contribuindo para a filosofia do “tudo descartável”. Mas agora sabemos (e os Europeus já sabem há um bom tempo) que elas são um dos grandes vilões do meio ambiente e apenas agora nos demos conta disto, bem como várias outras coisas que antes utilizávamos sem nenhum peso na consciência.
Motivos de sobra para abandoná-la
Mas porque ele é assim tão prejudicial para o meio ambiente?
Bem, em primeiro lugar o saquinho plástico é um derivado do petróleo, substância não renovável, feita de uma resina chamada polietileno de baixa densidade (PEBD) e sua degradação no ambiente pode levar séculos, ou seja, seu tataraneto pode no futuro se deparar com o saquinho que você jogou fora hoje.
No Brasil aproximadamente 9,7% de todo o lixo é composto por saquinhos plásticos, além disso a produção do plástico é ambientalmente nociva. Para produzir uma toneada de plástico são necessários 1.140 kw/hora (esta energia daria para manter aproximadamente 7600 residências iluminadas com lâmpadas econômicas por 1 hora), sem contar a água utilizada no processo e os degetos resultantes.
Há um outro grande problema: a poluição dos mares por este tipo de lixo. Saquinhos plásticos no mar são confundidos por peixes e, principalmente, pelas tartarugas marinhas como águas vivas, um de seus alimentos. Assim ao ingerir o saquinhos as tartarugas morrem por obstrução do aparelho digestivo. Se você tiver oportunidade de um dia visitar o Projeto Tamar, verá que lá estão expostos vários cadáveres de tartarugas que morreram desta forma.
Os saquinhos também são uma das causas do entupimento da passagem de água em bueiros e córregos, contribuindo para as inundações e retenção de mais lixo. Quando incinerado libera toxinas perigosas para a saúde.
O que fazer então?
A grande idéia é aos poucos substituirmos as sacolas plásticas descartáveis, ou por sacolas realmente biodegradáveis (pesquisas estão sendo feitas no Brasil para a produção de plásticos a partir da cana de açúcar e milho) ou por sacolas não descartáveis. Lembra daquelas antigas sacolas de feira? Isto mesmo, elas aos poucos estão voltando e com força total. 
Seguem algumas dicas de como começar a diminuir o uso das sacolas descartáveis:
*Comece a levar uma sacola própria para fazer as compras, seja no supermercado, na venda, quitanda ou feira. Não importa que nela não caibam todas as suas compras, pelo menos uma parte delas vai para a sua casa sem utilizar o saquinhos;
*As famosas “sacolas de feira” são uma grande dica, seja ela de plástico resistente, seja de pano;
*Se a quantidade de compras seja muito grande, peça no supermercado caixas de papelão para transportar as compras. Algumas redes de supermercados já oferecem esta opção;
*Caso seu supermercado utilize sacolas biodegradáveis, de preferência para estas;
*Cuidado com as sacolas Oxibiodegradáveis. Apesar delas se “desfazerem” noambiente, diferentemente de uma sacola biodegradável, que é consumida por microorganismos, a sacolas Oxidegradáveis se utilizam de componentes químicos nocivos para decompô-la, continuando a poluir o ambiente, apenas não serão visíveis aos nossos olhos;
*De preferência pelos sacos de papel;
*Verifique as datas de validade dos produtos. Você poderá estar levando um produto que irá para o lixo. Além do desperdício de dinheiro você terá utilizado um ou vários saquinhos a toa;
*Repense suas compras. Será que tudo que você está comprando será utilizado ou boa parte irá estragar e ir para o lixo? Você precisa mesmo do que está comprando ou foi a propaganda que lhe disse para comprar? Quanto menos compras, menos saquinhos serão utilizados.
Movimentações em torno do tema
Na Europa os costumes já começam a mudar. Na Alemanha se você não levar suaprópria sacola ao supermercado tem que pagar um preço salgado por cada saquinho que utiliza, além de outras medidas adotadas pelo governo. A Irlanda segue o mesmo caminho e na Inglaterra redes de supermercados já oferecem saquinhos totalmente biodegradáveis.
No estado de São Paulo, o governo e entidades já estão se movimentando para reduzir o número de sacolas plásticas, incentivando com campanhas de esclarecimento a população, visando utilizar suas próprias sacolas para fazer as compras.
Mas sei que é difícil desvenciliar-se de um costume, de algo tão prático quanto as sacolinhas plásticas, porém temos que começar algum dia. Que tal hoje!?
As sacolas plásticas ou saquinhos de supermercado são uma “praga” moderna que deve ser aos poucos abandonada por todos nós.
Saiba mais sobre seus malefícios e como eliminá-la de sua vida.

 
 Fonte: www.sermelhor.com




Cinco tecnologias que podem turbinar o seu negócio


Além da internet como ferramenta de relacionamento com o cliente, vale ressaltar o potencial de tecnologias emergentes, como cloud computing, redes sociais e as aplicações para telefonia móvel


Alguns empresários ainda não se deram conta da importância que as diversas tecnologias desenvolvidas e difundidas nos últimos anos têm para os seus negócios. Cada uma com potencial para um setor específico, todas têm contribuído de alguma maneira para o crescimento das empresas que já perceberam o quanto elas podem ser importantes.


Além da internet como ferramenta de relacionamento com o cliente, vale ressaltar o potencial de tecnologias emergentes, como cloud computing, redes sociais, mega-armazenamento de dados, softwares inteligentes e as aplicações para telefonia móvel, por exemplo. "O mercado ainda está em fase de investimento e adaptação às tecnologias disponíveis para transformar os negócios e passar a atuar num patamar mais elevado. Ainda falta quebrar a barreira do desconhecimento do enorme potencial das ferramentas disponíveis às empresas hoje em dia", afirma Ezequias Sena, presidente da Online Brasil.

De acordo com o executivo, quando o gestor mergulha no universo das possibilidades tecnológicas e passa a explorar novos modos de fazer a empresa prosperar, percebe rapidamente que está no caminho certo. "Entre as principais missões das tecnologias emergentes está a capacidade de gerenciar o relacionamento com clientes, o capital e os investimentos realizados, além de utilizar as informações a favor do crescimento da empresa, ganhando mercado de uma forma nunca antes experimentada em tão curto espaço de tempo", destaca Sena.



tec
"Nunca foi tão rápido e fácil compreender o que o cliente necessita, deseja e
em que está disposto a investir"


O executivo lista cinco tecnologias que considera as que têm maior potencial para impulsionar um negócio. São elas:

Internet como ferramenta de relacionamento com o cliente

"A internet aproximou as pessoas de forma antes impensada. Nunca foi tão rápido e fácil compreender o que o cliente necessita, deseja e em que está disposto a investir. Sem dúvida, hoje é mais rápido o processo de fidelizar consumidores de produtos e serviços utilizando a internet e tecnologias relacionadas", afirma.

Cloud computing

"A estratégia da computação na nuvem é permitir que se tenha acesso aos dados da empresa em que se trabalha de forma remota. Essa possibilidade vem se fazendo presente cada dia mais e está revolucionando não só os negócios, mas o próprio ambiente de trabalho. Ao invés de se apoiar num software, os recursos disponíveis no computador contam com respaldo de um programa instalado em algum lugar na internet, num servidor por sua vez instalado em um Data Center, gerenciado por especialistas em tecnologia. Esse tipo de nuvem também é classificado como 'on demand' ou SaaS (software as a service)", explica o executivo.

Redes sociais

"Não há como ignorar a revolução que vem sendo empreendida pelo Facebook, Twitter, Orkut e todas as demais comunidades que atraem cada vez mais pessoas para a conexão em rede", diz Sena.
E o executivo complementa, explicando que "s empresas devem aprender a tirar mais proveito desse networking em benefício próprio, ativando seus canais de marketing e de recrutamento de mão de obra especializada. Essas ferramentas certamente contribuem não só para o crescimento profissional e pessoal, mas também para melhorar a comunicação das empresas com todos os seus stakeholders, resultando em mais e melhores negócios".

Data center terceirizado

"A decisão de terceirizar o banco de dados deve representar um plus no valor percebido da empresa. A terceirização propõe uma mudança não só estrutural, como cultural. Repensando sistemas e controles, a empresa passa a concentrar esforços em seu core business, no seu próprio negócio", afirma.

m-Commerce

"A revolução da telefonia móvel vem causando alvoroço em vários setores da economia, principalmente naqueles que têm o consumidor final como seu público-alvo. Para as empresas que se utilizam da internet como ferramenta comercial, o grande desafio é oferecer condições ideais – ou seja, com agilidade, facilidade e segurança – para que o acesso do usuário à internet por meio do aparelho celular seja um convite à repetição. No Brasil, houve crescimento de 40% no comércio eletrônico entre 2009 e 2010. A tecnologia 3G, que permite acesso à internet via telefone celular, já representa 11% dos aparelhos – que somam mais de 200 milhões. Trata-se de uma tendência que vai pegar", ressalta.


E você: tem alguma tecnologia que o ajuda no seu dia a dia e faz toda a diferença para o seu negócio ou a sua carreira?



O TRABALHO NOS TEMPOS ATUAIS.

Estude, Atualize, Comunique-se bem, evite mudanças de empresas constantemente, o mercado reconhece.
No mundo globalizado, muitos desafios são impostos às pessoas, principalmente neste momento de turbulência financeira que vem assolando a economia mundial. A pressão por parte das empresas, da sociedade e até mesmo familiar leva o ser humano a um choque entre procedimentos de rotina e sua vida particular, afetando profundamente o desenvolvimento dos trabalhos profissionais.
Uma grande preocupação das empresas contemporâneas é manter pessoas motivadas. A busca de explicações para a motivação do colaborador em relação ao seu labor tem sido tema constante em várias pesquisas efetuadas por cientistas comportamentais. Conceitualmente, ninguém motiva ninguém; o que pode ser feito é estimular ou incentivar alguém, uma vez que a motivação é intrínseca à pessoa. Estimular e saber identificar quais são os verdadeiros talentos e principalmente reter estes talentos vem a ser o maior segredo de qualquer negócio que pretenda ser competitivo e apresentar diferenciais no mercado.
Para o mercado atual os profissionais de destaque são aqueles que buscam o aprimoramento continuo, através de cursos e treinamentos, não ficam mudando de empresa constantemente, mas tem projetos de melhoria continuo na vida pessoal e para as organizações que atuam.
O mercado reconhece e acolhe, efetivamente, quem está mais qualificado. Estude sempre, aprimore os seus conhecimentos, atualize, comunique-se bem, relacione esteja sempre motivado e entusiasmado com você e com a empresa em que trabalha.
“A produtividade está diretamente relacionada com a motivação para o trabalho. Pessoas motivadas produzem mais e melhor, com os mesmos recursos.” Dilza Taranto - Pedagoga

Denis Anísio Carvalho – Bacharelando em Administração pela Universidade Presidente Antônio Carlos,Técnico em Informática e Agropecuária pelo Instituto Federal de Educação Tecnológica de Rio Pomba. Vários Cursos na área de Gestão de pessoas e Curso de Serviço Social “SIN”.Estágios e experiências pela Universidade Federal de Viçosa. Gestor de empresas a 8 anos.

Confira mais no site: www.deniscarvalhoadm.com.br